segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Animador Sociocultural e os Projectos Sociais

Enquanto animadores socioculturais, para conseguir mudar a realidade e agir em conformidade com o público-alvo e o meio envolvente, temos que elaborar projectos. Para percebermos melhor a relação e a importância da ligação entre a animação sociocultural e a elaboração de um projecto, de seguida serão colocadas algumas questões com as respostas adequadas que pretenderão esclarecer as nossas dúvidas.

- O que é um projecto?
De um modo geral, um projecto é um avanço antecipado das acções a realizar para conseguir determinados objectivos. Deve apresentar uma unidade própria na medida em que tenta atingir determinados objectivos para cujo alcance efectivo requer uma estrutura interna que h permita alcançar o fim proposto. Um projecto é um plano de trabalho com carácter de proposta que consubstancia os elementos necessários para conseguir alcançar os objectivos desejáveis. Sendo um projecto de carácter social, este deverá contemplar o que se refere às necessidades básicas do indivíduo, tais como a saúde, educação, emprego e habitação. Estas necessidades devem ser estudadas em grupo, numa organização ou instituição, e numa zona ou área territorial.

- Porque é que a elaboração de um projecto social é bastante importante?
O projecto social assume a sua importância, pelo facto de prever, orientar e preparar bem o caminho que se vai fazer, para o seu posterior desenvolvimento e por a sua finalidade ser resolver um problema, inovar, alterar, prever para se passar de uma situação insatisfatória para uma situação desejada.

- Quais são as fases de um projecto social?
 De um modo geral e simplificado, um projecto social necessita de ter em conta as seguintes fases:
. Diagnóstico (conhecimento da realidade)
. Planificação (organizar, racionalizar e planificar a acção)
. Aplicação/execução (pôr em prática o projecto tendo em conta o seu desenvolvimento, acompanhamento e controlo)
. Avaliação (reflexão que permite avaliar o resultado das acções realizadas)

Neste contexto, depois de vermos a importância de um projecto social e o que este implica, já percebemos que se o Animador Sociocultural quer fazer um bom trabalho, ou seja, não quer fazer algo apenas por fazer e tem objectivos com as suas acções, é necessária a realização de um projecto, para que exista um estudo da realidade a intervir, descobrindo as necessidades existentes nessa realidade, para que deste modo se encontrem formas/estratégias de intervir para que exista um progresso com o menor número possível de falhas. Depois da execução do projecto, ou durante o mesmo é necessária e fundamental a avaliação do mesmo, pois esta irá dar o feedback de todo o decorrer do projecto.
Nas próximas mensagens descreveremos as fases do projecto mais pormenorizadamente, e aí entenderemos melhor o que cada fase implica e consciencializaremo-nos mais sobre a importância de um projecto social.

1 comentário:

Glória disse...

Concordo quando dizes que o "animador sociocultural deve agir em conformidade com o público-alvo e o meio envolvente".Um factor determinante para o sucesso dos projectos sociais, é a envolvência do publico-alvo nesse processo.