A
AcomodaçãoÉ um processo social em que as partes concorrentes arranjam um novo “modus vivendi”
através de ajustamentos entre si. O antagonismo é resolvido temporariamente, podendo
perdurar ou agudizar-se.
In Sociologia do 12º ano, 1995, Lisboa Editora
Margarida Tavares
Actividade lúdica
“ Quanto mais activa for esta força lúdica, mais a criança, candidata a homem, é inteligente
e disponível para um destino superior (…) uma potente mola da educação.” (E. Planchard,
1961).
Fonte: Educação pela Arte e Artes na Educação, 2º volume
Agrupamentos não estruturados
Os agrupamentos não estruturados são constituídos por indivíduos que se encontram
ocasionalmente, não têm uma finalidade comum, nem possuem organização, isto é, não
possuem uma estrutura.
In Sociologia 12º ano, 1995, Lisboa Editora
Margarida Tavares
Animação
"(...) conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação das
populações no seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-politica em
que estão integradas."
(UNESCO)
Animação 2
A animação desdobra-se numa infinidade de significados, tais como "animar","dar vida",
"movimento", "motivar", ou seja dar motivação e dinamizar algo. A animação pode abranger
diversos contextos, desde de o contexto social, ambiental, politico, educacional, empresarial,
etc.
Animação 3
O Sindicato dos Trabalhadores Sociais (1977) refere o “ Animador Sócio – cultural é todo
aquele que, tendo recebido uma formação específica, é capaz de elaborar e executar um
plano de animação numa comunidade, instituição ou organismo utilizando actividades
recreativas, culturais e ou desportivas visando em última análise o desenvolvimento das
potencialidades dos elementos dessa comunidade em ordem a tornarem-se agentes
transformadoras do seu meio.” Marcelino Lopes (2006:526).
(Acção: acompanhamento de crianças - técnicas de animação)
Animação (4)
Animação Sociocultural baseia-se num conjunto de práticas sociais (métodos de trabalho ex.
análise da realidade: detectar necessidades do grupo e instituição) que permitem satisfazer
as necessidades do grupo e respectiva instituição de forma dinâmica e criativa. Tem como
finalidade promover a iniciativa e participação, assim como o desenvolvimento.
(Manual: Animação Sociocultural “Definições e Noções”)
Animação (5)
“a animação sociocultural é o eixo estruturador de uma intervenção educativa globalizada
que apela a diferentes tipos de articulação: a articulação entre modalidades educativas
formais e não formais; a articulação entre actividades escolares e não escolares; a
articulação entre educação das crianças e dos adultos” (Canário,2000 p.136).
Animador de Grupo
Aquele a quem cabe esclarecer as situações, levar as pessoas a interiorizar os seus
problemas, provocar uma sincera reflexão, despertar a solidariedade grupal e ainda criar um
ambiente de compreensão e de aceitação mútua, de autêntica fraternidade e acolhimento,
para que cada qual, sustentando psicologicamente, encontre resposta positiva às suas
inclinações naturais de segurança, de reconhecimento, de aceitação e de valorização
pessoal.
(www.scribd.com)
Animador
“o animador deve pensar global e agir localmente, defendendo as culturas locais e
populares, salvaguardando as identidades regionais, resistindo à globalização nos seus
efeitos mais perversos e redutores da riqueza ou pobreza, terminus absolutos, da ausência
de igualdade de oportunidades.
O animador deve ajudar a compreender e a enfrentar um mundo cada vez mais Inteligível,
descodificando os seus sinais, apetrechando os menos preparados na revolução da
sociedade do conhecimento e da informação.” (Tracana, 2006p. 13)
Arte
"(...) a arte é uma actividade humana que consiste nisto: um homem, conscientemente, por
meio de simbolos externos, transmite a outros determinados sentimentos que experimenta
de forma que esses outros sejam afectados por esses mesmos sentimentos e também os
experimentem."Tolstoi, 1968
Assimilação
É um processo social através do qual os individuos ou grupos aceitam e adquirem padrões
comportamentais uns dos outros, isto é, verifica-se um processo de integração.
in Sociologia do 12º ano, 1995, Lisboa Editora
Atitudes
As atitudes podem ser definida como uma organização duradoura de crenças e cognições
em geral, dotada de uma carga afectiva pró ou contra um dado objecto social definido. Ela
determina uma predisposição para encarar ou reagir a uma dada situação ou objecto social.
As atitudes referem-se sempre a objectos específicos, que estão presentes ou que
são lembrados através de um indicio do objecto.
Atitudes são processos de consciência individual que determinam actividades reais ou
possíveis do indivíduo no mundo social.
(Thomas e Znaniecki, 1915,p.22)
C
Cooperação
É um tipo de processo social em que dois ou mais indivíduos, ou grupos actuam
conjuntamente tendo em vista um objectivo comum. São numerosos os interesses que
levam os indivíduos à cooperação: de ordem material (por exemplo: a constituição de uma
sociedade comercial), e de ordem espiritual (como a constituição de uma associação com
fins culturais e não lucrativos).
In Sociologia 12º ano, 1995, Lisboa Editora
Criatividade
Processo de se tornar sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento,
desarmonias; identificar a dificuldade; buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das
deficiências; testar e retestar estas hipóteses; e, finalmente, comunicar os resultados.
(Torrance,1965 apud ALENCAR, 1993, p.13)
Criatividade (2)
A criatividade é uma propriedade ou característica dos seres humanos que se converteu
num valor de cambio importante nas sociedades ocidentais. Ser "criativo" não é apenas o
sinonimo de ser original, mas actualmente é uma ocupação de prestígio na nossa
sociedade.
CASQUEIRA, Joana M.
disponível em http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/TL0104.pdf consultado em 25-11-
2010
Criatividade (3)
A criatividade é um conjunto de processos de pensamentos que se interligam com a
imaginação, intervenção, inovação, intuição e inspiração.
“A criatividade tem de a ver com a disposição e disponibilidade para cada indivíduo pensar e
ter ideias diferentes (...)”
(Wechsler Solange,1998, p.25)
E
No sentido amplo do termo, identifica-se com a socialização, como processo de transmissão
de valores, normas, crenças e comportamentos. Mas sustem-se geralmente que a educação
é só uma parte do processo de socialização. Num sentido mais restrito, o termo educação
designa todo acto ou acção intencional, sistemática e metódica que o educador realiza sobre
o educando para favorecer o desenvolvimento das qualidades morais, intelectuais ou físicas
que toda a pessoa possui em estado potencial.
(Livro:"O Léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg)
F
Funções da liderança
Consistem em planificar, avaliar, informar, controlar “punir” para atingir metas.
(In Eficácia na Gestão I)
G
Grupo
Unidade social constituída por pessoas com papéis interdependentes orientadas para
objectivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto de normas
estabelecidas pelos próprios elementos do grupo.
(pt.shvoong.com)
Grupo (1)
Gurvitch define o grupo como sendo: "uma unidade colectiva real, mas parcial,
directivamente observável e fundada em atitudes colectivas contínuas e activas, tendo uma
tarefa comum a realizar, unidade de atitudes, de obras e de condutas que constitui um
quadro social estruturável,tendendo para uma coesão relativa das manifestações da
sociabilidade."
G.Gurvitch - Traité de Sociologie, tomo I, p.187
Grupo primário
Segundo o sociólogo americano Charles Horton Cooley, estes grupos são por norma de
pequena dimensão e "são definidos como grupos em presença onde dominam as relações
interpessoais";
"A identificação com o colectivo é forte, e as relações de simpatia, de cooperação e de ajuda
mútua dominam no seio do grupo". Como exemplos destes grupos temos a família, os
vizinhos e o grupo de vizinhos.
in Dicionário de Sociologia,2008, Plátano Editora
Grupo Secundário
Geralmente de maior dimensão que os grupos primários são "caracterizados por relações
mais superficiais, assentando principalmente em bases utilitárias";
"Apenas respeitam a uma parte da vida dos indivíduos e não os comprometem ao nível da
personalidade global.
Como exemplo deste sub-tipo de grupo temos os partidos políticos, os sindicatos e as
associações.
in Dicionário de Sociologia, 2008, Plátano Editora.
Grupos
Conjunto de pessoas ou objectos, tomados como constituindo um todo ou uma unidade.
Pequena associação, em geral de índole cultural, recreativa ou desportiva.
www.infopedia.pt--acedido em 22-11-10
I
Inevitavelmente será uma intervenção centrada nos sistemas, sejam eles duais, familiares,
organizacionais, comunitários, etc. Intervenção centrada é isto mesmo: dar prioridade a...,
neste caso, não à pessoa em concreto, mas à complexidade e à totalidade sistémica do
Grupo.
in DIAS, Fernando N., Relações grupais e desenvolvimento humano, Instituto Piaget, 2004
K
Nasceu na Prússia em 1905. Doutorou-se em psicologia em 1914.(...)
Procura encontrar uma teoria de conjunto do comportamento individual. A sua concepção
decorre da teoria gestaltista: para se compreender, o comportamento tem que ser
considerado na sua totalidade, em situação. É o que se designa por teoria de campo. (...) A
teoria de campo será aplicada ao estudo de grupos.
A dinâmica de grupo é o conceito básico da sua psicologia social, que deu lugar a múltiplas
investigações e aplicações práticas (...).
Lewin vai aplicar o método experimental desenvolvendo experiências com pequenos grupos
onde observou, experimentou e estudou o comportamento, as características e propriedades
dos grupos e as leis que lhes estão subjacentes.
in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora
L
Liderança" É o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os
liderados para que contribuam, voluntariamente, da melhor forma com os objectivos do
grupo ou da organização ".
www.sapientus.blogspot.com2008/07---acedido em 21-11-2010
Liderança
É o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera
resultados. Este sistema, deve criar um clima em que todos queiram contribuir para uma
produção eficiente e eficaz, em que todos tenham interesse em aprender recursos técnicos
e teóricos para resolver os problemas e efectuar melhorias no trabalho.
ESTILOS DE LIDERANÇA
Líder Autocrático – Apenas o líder fixa as normas, sem qualquer participação do grupo; O
líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. O líder
é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada liderado. O líder
toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados.
Líder Paternalista - protege o funcionário, para se sentir protegido, assim não ajuda no
crescimento profissional; paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua
equipe tem relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode
ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é o modelo adequado num
relacionamento profissional, pois numa relação paternal, o mais importante para o pai é o
filho, incondicionalmente.
Líder Democrático – O grupo participa na discussão do trabalho e na divisão das tarefas. As
decisões são tomadas pelo colectivo, o líder apoia, sugere alternativas, mas não as impõe;
A comunicação entre todos é segura, sincera, e aberta. Dá feedback sobre o trabalho. O
clima em geral é satisfatório.
Líder Liberal (Laissez Faire)- significa literalmente "deixai fazer". O líder delega todas as
tarefas, é ausente, funciona como mais um elemento do grupo, só intervém se for solicitado;
O grupo é que levanta questões e divide tarefas; O líder é passivo. Se o grupo não tiver
capacidade de auto - organizar, há tendência para discussões; verifica-se individualmente e
desempenho pode ser baixo. Por outro lado, a liderança liberal também pode ser indício de
uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
Características fundamentais de um Líder:
Conhecimento do trabalho
Conhecimento das responsabilidades
Capacidade de ensinar ou treinar
Capacidade de melhorar os métodos de trabalho
Capacidade de dirigir
Um líder não poderá transmitir: Insegurança, falta de confiança em si, inibições, timidez.
Na verdade um Líder deverá usar todos os estilos, vai depender da maturidade da equipe,
do tempo para execução do trabalho e da experiência dos membros da equipe de trabalho.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lideran%C3%A7a
Liderança (2)
No interior dos grupos estabelece-se uma divisão de funções e relações de cooperação
entre os seus membros. O tipo de tarefas, estrutura, organização e normas variam.
Contudo, há um elemento comum a quase todos os grupos - a existência de um
coordenador, de um líder. Mesmo nos grupos mais pequenos, há a tendência para se
escolher entre os seus membros um elemento que coordene a actividade colectiva, para
melhor atingir os objectivos definidos, para afirmar o próprio grupo.
in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora
Liderança “Actividades de influenciar pessoas fazendo-as empenharem-se, voluntariamente,
em objectivos de equipa” George Terry (1960)
(In Eficácia na Gestão I)
Liderança– funções
Consiste em planificar, avaliar, informar, controlar “punir” para atingir metas.
(In Eficácia na Gestão I)
Liderar
"é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pelo grupo,
através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou
mais objectivos comuns a todos os participantes".( Rosa Neves Gestosa)
Liderança e Condução de Grupos"
M
Motivação
Motivação é tudo aquilo que leva a pessoa a agir de determinada forma, podendo este
impulso ser provocado por um estímulo externo (provido do ambiente), ou interno (nos
processos mentais do individuo). O estudo da motivação comporta a busca de princípios que
nos auxiliam a compreender, porque é que os seres humanos em determinadas situações
específicas escolhem e mantêm determinadas acções.
A motivação activa e dirige o comportamento, é o gosto e a paixão de fazer o que se faz. A
motivação actua em geral sobre as necessidades do ser humano, a fim de suprimi-las para
atingir objectivos pessoais ou profissionais. Essas necessidades agem como formas activas
e impulsionadoras do comportamento. E o comportamento por sua vez nunca é aleatório,
mas sempre orientado e dirigido para algum objectivo.
P
Técnica de improvisação dramática que tem por objectivo desenvolver a espontaneidade
dos sujeitos, permitindo a expressão dos afectos, sendo muito usada como psicoterapia de
conflitos interpessoais.
Sandrina Valente
in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora
S
Socialização
Processo de aprendizagem que um indivíduo faz das atitudes, normas e valores próprios de
um grupo, operando-se a sua integração social por meio das relações vividas.
FISCHER, G.N, Os conceitos fundamentais da psicologia social, Instituto Piaget, 1996
Sandrina Valente
Sociodrama
Técnica de improvisação dramática em que o que se pretende analisar é o grupo, e não o
indivíduo como no psicodrama. Pede-se a 1 grupo que improvise uma cena sobre um tema
social. A situação vai permitir que os subgrupos exprimam e analisem a dinâmica do grupo,
os seus conflitos e fontes de tensão.
Sandrina Valente
in MONTEIRO, M, Santos, Milice R. Psicologia, 1º volume, Porto, Porto Editora
Sociometria
Estudo das relações entre os indivíduos de um mesmo grupo, e entre vários grupos
dependentes entre si.
http://wwwverbetes.com
T
Origem- a palavra técnica origina do grego tekné que significa, arte, sagacidade, habilidade
de fazer as coisas com certa desenvoltura.
www.jornaldaciencia.org.br - acedido em 22-11-10
Teoria
" Teoria é um conjunto de hipóteses coerentemente interligadas tendo por finalidade
explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio do conhecimento".
www.scribd.com/doc/7247893/o-Que-E-Teoria--acedido em 21-11-2010
Grupo Primário
"Os sociólogos, sobretudo os americanos (Cooley e outros), chamam grupo primário a um
grupo geralmente espontâneo ou aceite, definido mais por motivações afectivas do que por
objectivos utilitários. O grupo familiar, o grupo de vizinhança, os grupos de ócio ou de jogo,
são grupos primários. Têm uma dimensão limitada; todos os elementos se conhecem e
estabelecem entre si relações directas.
Distinguem-se geralmente duas categorias de grupos primários:
a) Os grupos naturais em que nos achamos sem o termos directamente procurado ou
querido: está neste caso a família, as ligações de parentesco, a vizinhança;
b) Os grupos de associação a que se adere por afinidade ou comunidade de interesses:
clube, sociedade desportiva ou cultural.
Esta divisão não é absoluta, pois os grupos de ócio e de jogo, por exemplo, podem
considerar-se simultaneamente como fazendo parte das duas categorias.
Consideramo-los primários porque são os primeiros grupos em que a criança se encontra na
aprendizagem da vida social, diversamente dos grupos secundários. No entanto, como os
grupos do primeiro tipo subsistem durante toda a vida, seria mais correcto designá-los por
«grupos de contacto directo». Um clube, um grupo de amigos, pertencem a esta categoria.
As pessoas reúnem-se por motivos de simpatia e para manterem entre si relações imediatas
e contactos recíprocos.
[Alain Birou - Dicionário de Ciências Sociais]
Grupo Secundário
Os grupos secundários são grupos de grande dimensão, mais organizados, menos
espontâneos, que os grupos primários. Os contactos entre os membros não se fazem
sempre directamente, mas através de uma organização central ou de chefes. As pessoas de
uma empresa, os alunos de uma escola, os membros de um sindicato, um regimento,
constituem exemplos de grupos secundários.
Além do simples motivo de contactos recíprocos, estes grupos constituem-se para fins
utilitários comuns aos membros, por necessidades estranhas à simpatia recíproca que pode
resultar desses contactos.
Para o funcionamento correcto da sociedade industrial, estes grupos devem multiplicar-se,
por vezes em detrimento dos grupos primários, mais persistentes nas sociedades
tradicionais. O conflito entre o meio de trabalho e a família é um exemplo desta oposição
possível entre grupos secundários e primários.
[Alain Birou - Dicionário de Ciências Sociais]
U
Unesco
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Estabelecida em
1946, tem a sua sede em Paris e é um dos quatorze organismos especializados que formam
o sistema das Nações Unidas, cada um dos quais com uma esfera de competências bem
defenidas. No caso da Unesco, além da educação, a ciência e a cultura, as suas funções
abarcam a comunicação, a ecologia, as ciências sociais, os direitos humanose, de maneira
particular, está orientada para a realização da paz entre os povos.
(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg, Elisabete Oliveira
V
Denomina-se voluntariado o sistema de organizar o trabalho voluntário, isto é, aquele que se
faz sem remuneração alguma. Pessoas que livremente, além do cumprimento dos seus
deveres civis e obrigações como cidadãos, se consagram a realizar uma serie de
actividades para atender os problemas que afligem a individuos, grupos, sectores sociais,
etc.
(Livro:"O léxico do Animador", Ezequiel Ander-Egg)
Elisabete Oliveira