O diagnóstico é um conhecimento da realidade, e que segundo Espinosa (1986), deverá ter como objectivos:
- Esclarecer as necessidades;
- Elaborar um inventário dos recursos disponíveis;
- Definir alternativas de acção de acordo com a situação problema e os recursos disponíveis.
Segundo Ander-Egg (1989), o diagnóstico deverá conter as seguintes análises:
- Descrição da situação;
- Previsão das situações futuras;
- Compreensão da realidade e hierarquização das necessidades;
- Identificação dos factores relevantes que interferem na situação e que podem determinar a viabilidade do projecto.
Todo o diagnóstico tem que contemplar:
- O local do projecto;
- A população a quem se dirige o projecto;
- As necessidades;
- As prioridades;
- A formulação e delimitação do problema;
- O contexto em que surge o problema;
- As causas do problema;
-Os recursos existentes.
Apesar de o diagnóstico ser uma das fases de um processo de Animação Sociocultural, este também contém em si fases, tais como:
- Localizar o projecto: especificar o lugar onde se localiza o projecto e alguns dados significativos da comunidade envolvente;
- Estudar a População: analisar a população com a qual se vai concretizar o projecto, a sua situação, características, peculiaridades e necessidades.
- Prever os recursos existentes: ter conhecimento dos recursos existentes (humanos, materiais, físicos, económicos…) e os que podemos dispor para realizar o projecto.
- Detectar as necessidades: descobrir quais são as situações que é necessário mudar.
- Estabelecer as prioridades: as necessidades socioculturais são diversas, portanto, cabe ao trabalhador social a capacidade de identificar as prioridades
- Fundamentar o projecto: apresentar a motivação para tal projecto, os seus antecedentes, a sua importância, a sua origem, e uma explicação teórica sobre quais são os pressupostos do projecto.
- Delimitar o problema: formular o problema de forma clara e concreta, explicar em que consiste, justificar porque é necessário intervir, explicar o objectivo que se pretende com a intervenção para a solução do problema.
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