terça-feira, 14 de junho de 2011

Planificação


Porque se planifica a acção?
- Planifica-se uma acção para se saber onde se está ou qual é o ponto de partida, com que recursos se podem contar e que procedimentos) se vão utilizar para alcançar as metas, mediante a realização de actividades se desenvolvam os objectivos programados a curto, médio e longo prazo.
Os elementos que uma planificação deve conter, são:

. Objectivos: são os propósitos que pretendemos alcançar com a execução de uma acção planificada. São os objectivos que definem a natureza mais específica do projecto e dão coerência ao plano de acção. Consiste em perguntarmos a nós mesmos o que pretendemos alcançar para dar respostas concretas.
Tentam responder às perguntas: o que queremos fazer? ; Que mudanças desejamos conseguir? ; onde queremos chegar? .
É importante enunciar com clareza os objectivos, e estabelecer de uma forma concreta e precisa a quantidade de objectivos que foram propostos que se quer levar por diante ou alcançar.
Os objectivos podem ser:
.. Gerais: “propósitos mais amplos que correspondem ao marco de referência do projecto” Espinoza (1986). Ao serem formulados, devem utilizar verbos como: conhecer, compreender, analisar e avaliar.
.. Específicos:  são resultados mais concretos que identificam de forma mais precisa o que se pretende alcançar com a execução do projecto. Inscrevem-se necessariamente nos objectivos gerais e constituem especificidades mais precisas e restritas dos mesmos, identificando de forma mais clara e precisa o que se pretende alcançar com os projectos.

. Metodologia: conjunto de procedimentos e acções que se devem desenvolver para concretizar o projecto, para responder às metas e objectivos propostos. Implica a definição de tarefas, de normas e de procedimentos para a sua execução, e necessita de enumerar e explicar os diferentes passos técnicos que se devem cumprir ou as várias etapas que o processo técnico deve compreender.
A metodologia tem um papel fundamental num projecto, dado que proporciona as ferramentas, as técnicas e em suma, todos os métodos mediante os quais tentamos transformar a realidade a fim de a melhorar.
A metodologia deve garantir duas condições: que o projecto seja participativo e científico, para que os projectos alcancem um alto nível de eficácia, para se obter um resultado positivo, para os beneficiários dos mesmos, e para a política de acção social de uma comunidade.
Sendo assim, o processo metodológico é complexo, e exige prestar atenção: às diferentes actividades; à especificação das técnicas e instrumentos, à definição da população; à identificação da amostra; à recolha dos dados; e à análise dos dados.

. Calendarização: deve apresentar o seguimento e a sucessão das etapas da investigação e a forma como se sucedem, completam e coordenam. Necessita de uma estimativa de duração aproximada de cada uma das etapas e a decisão sobre a sequência das mesmas no projecto total.
Faz referência à planificação das diferentes actividades e estabelece as diferentes etapas e indica as datas em que vão decorrer as diferentes actividades.
Sendo assim, deve ter. a ordenação correcta das actividades; a indicação da duração de cada actividade; a determinação das datas de início e fim para cada actividade; definição dos recursos necessários para cada actividade; fixação de um cronograma ou calendário de execução.

. Recursos: são necessários para a realização de um projecto. Estes podem ser:
              .. Humanos: trata de descrever a quantidade e a qualidade das pessoas que são necessárias para a execução das actividades que o projecto contempla.
              .. Materiais: são imprescindíveis, dado que a carência ou o défice dos mesmos é uma limitação ou um obstáculo para a realização de uma acção social. Este tipo de recursos, desempenham funções motivadoras, estruturadoras, inovadoras, apelativas e formativas de carácter global. Podem-se considerar recursos materiais, as infra-estruturas e equipamentos.
              .. Financeiros: fazem referência à forma como as despesas do projecto serão provisionadas e à instituição ou instituições que as irão suportar, e para tal, é necessária a realização de um orçamento e financiamento realista que cubra as despesas.

Sem comentários: